Dr. Thales - Médico geriatra - Agendar Consulta

Dr. Thales Gonçalves

Médico geriatra

CRM 65881
RQE:48134

Apresentação

Muito prazer, meu nome é Thales, sou médico com duas especialidades: Geriatra e Clínico Geral. Atendo nos meus consultórios nas cidades de Varginha e Elói Mendes, e em hospitais da região (Hospital Humanitas - Prontomed, Hospital Varginha, Hospital de Elói Mendes e Hospital da Unimed de Três Pontas). Estou recém chegado na região de Varginha, vindo de São Paulo. Sou nascido em Elói Mendes e passei muitos anos da minha vida morando em outros estados para minha formação médica completa, com duas residências médicas e uma pós graduação. Em Campinas fiz minha a especialização em Clínica Médica (Residência médica em Clínica Geral), e por fim, na cidade de São Paulo, onde conclui a especialização de Geriatria (Residência médica em Geriatria). A residência de Clínica foi minha porta de entrada para conhecer a Geriatria e me apaixonar por essa especialidade, quando então resolvi prestar concurso de residência médica nos melhores e maiores hospitais do Brasil, e consegui então, entrar na residência médica tradicional em Geriatria do saudoso Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo. Hospital de grande porte, importantíssimo para o Estado de São Paulo, que abriga a maior internação de geriatria da América Latina, e é um dos maiores serviços de Geriatria do Brasil. Ali me identifiquei com os pacientes e dediquei à geriatria e ao amor pelos cuidados aos idosos, e desenvolvi uma geriatria moderna e humanizada ao lado de grandes mestres. Após finalizar minha jornada por São Paulo, resolvi então retornar para meu lar, Minas Gerais, criando então meus consultório nas cidades de Varginha e Elói Mendes para atender toda a região. Graças a Deus o crescimento foi rápido e hoje presto atendimento à pacientes provenientes de Elói Mendes, Varginha, Paraguaçu, Três Pontas, Três Corações, Boa Esperança, Carmo da Cachoeira, Nepomuceno, São Gonçalo do Sapucaí, Lavras, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Alfenas, etc.
COMO É MEU TRABALHO?
Meu foco como clínico geral e geriatra é a realização de uma geriatria sem pressa, a chamada ``Slow Medicine``, onde as consultas são de 1 hora (com retorno de 30 minutos), tempo suficiente para oferecer um cuidado integral aos meus pacientes. O atendimento é humano e individualizado de acordo com as condições de cada paciente. Faço acompanhamento médico ao longo do tempo, prevenindo doenças e internações.
As consultas de clínica geral atende paciente adultos das mais diversas idades, tratando doenças já existentes e fazendo consultas de rotina para prevenção.
As consultas de geriatria são mais complexas, e vou explicar melhor como funciona os 3 modelos de consultas que desenvolvi durante minha formação. São 3 maneiras diferentes de encaixar um paciente numa consulta para que ela seja melhor aproveitada. É diferente e completo!! Vamos lá:
>> MODELO DE CONSULTA 1: CHECK-UP - PREVENÇÃO DAS DOENÇAS COMUNS DO DO ENVELHECIMENTO:
A geriatria não é só para ``velhinhos`` como muitos pensam. A geriatria engloba todo o cuidado de uma pessoa no processo de envelhecimento. Então uma das maiores procuras que tenho no consultório são de pessoas que estão em torno dos 50-60 anos de idade que desejam orientações para uma vida mais saudável na velhice. Então nesses casos, a consulta possui o desenho do famoso ``Check-Up``, que nada mais é que coletar uma história de vida sobre doenças do paciente e da família, examinar (muito bem examinado), solicitar exames de acordo com o perfil do paciente e depois reavaliar os exames no retorno. Com isso consigo alinhar todos as doenças que fazem parte dos protocolos de prevenção e check up - Todos esses protocolos são revisados a cada 6 meses para que as consultas de check up sejam sempre muito atualizadas seguindo os padrões internacionais de medicina preventiva.
Outro modelo de consulta bastante procurada é para a reavaliação de medicamentos que podem ser muitos com o envelhecimento:
>> MODELO DE CONSULTA 2: REAVALIAÇÃO DE POLIFARMÁCIA (USO DE MAIS DE 4 MEDICAMENTOS):
Com o passar dos anos é comum o uso de mais de 4 medicamentos por uma só pessoa. Essa número 4, não é mágico, mas serve como uma alerta sobre a interação entre esses medicamentos e o alto potencial de efeitos colaterais. O geriatra faz a gestão desse cuidado, pois tem o treinamento para tratar doenças do envelhecimento, como hipertensão, diabetes, depressão, ansiedade, osteoporose e osteopenia, doenças pulmonares e cardíacas, perda muscular, entre várias outras. Muitas vezes o acompanhamento é em conjunto com outro especialista para proporcionar um melhor cuidado ao paciente, a depender da complexidade da doença que ele enfrenta (Geriatra + Cardiologista, Geriatra + Reumatologista, Geriatra + Ginecologista, Geriatra + Endocrinologista, etc).
Por fim, um ultimo modelo de consulta e a atuação do Geriatra no cuidado dos idosos com doenças importantes que necessitam de cuidados especiais e mais de perto:
>> MODELO DE CONSULTA 3: GERIATRIA NO CUIDADO DO IDOSO COM DOENÇA IMPORTANTE:
Nesse tipo de consulta, o idoso apresentam:
- Insuficiência Cognitiva: Idosos com perda de memória, ou Alzheimer ou qualquer demência;
- Instabilidade postural e quedas: Idosos que vem tendo quedas;
- Idosos com perda de massa muscular;
- Idosos frágeis (na consulta é mensurado a fragilidade de todos os pacientes, se existe ou não);
- Uso de mais de 4 medicamentos;
- Imobilidade: desde os idosos que estão diminuindo suas funções (ficam muito sentado, ou sentado), até aqueles acamados por completo;
- Distúrbios de Marcha e Equilíbrio (Prevenção de Quedas);
- Doença de Parkinson (no acompanhamento conjunto com o neurologista - O geriatra fica responsável pelo tratamento dos sintomas não motores);
- Câncer (acompanhamento em conjunto com o oncologista - O geriatra fica responsável pelos sintomas e a parte nutricional).
Por fim, que não se aplica à Geriatria, é a CONSULTA DE CLÍNICA MÉDICA (CLÍNICA GERAL):
Esse modelo de consulta são para os pacientes que necessitam de um clínico geral pelas mais diversas doenças existentes. Para explicar melhor, para se tornar um geriatra com formação completa, o médico necessita antes fazer uma residência médica de 2 anos em Clínica Médica (ou Clínica Geral), e isso possibilita o atendimento na área da Clínica Geral.