“O cuidado em saúde mental sempre me encantou pela complexidade de enxergar cada ser como ÚNICO e pelo exercício contínuo da empatia: uma vez que o sofrimento psíquico é invisível aos olhos, ao me colocar no lugar do outro, posso reconhecê-lo.
A psiquiatria é uma especialidade médica e considera o transtorno mental como fenômeno biopsicossocial, sendo assim, a terapêutica não é necessariamente medicamentosa, o tratamento consiste também no processo da escuta ativa, na compreensão do ambiente em que se vive, na psicoeducação e no diagnóstico diferencial de patologias clínicas.
Quando se compreende que a mente e o corpo são indissociáveis, passa a fazer sentido darmos o mesmo valor aos dois.”
Franciely Lopes é médica formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e fez residência médica em psiquiatria pela FEAS/SMS de Curitiba.
Além dos atendimentos ambulatoriais, é médica psiquiatra em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Possui Formação em em Terapia Cognitiva Comportamental pela Wainer Psicologia Cognitiva de Porto Alegre- RS e pós graduação em andamento em Terapia do Esquema pelo IPTC- PR.